Amor e amizade

Published on

em

O amor é mais do que um simples sentimento, ele é bem mais profundo do que isso. É visceral, vem de dentro e transborda com toda a sua força. Eu amo, e você já deve ter amado também. Amei diversas pessoas em minha vida, desde amigos até amores românticos, e aprendi que nem sempre ele é bilateral. Já amei sozinho tantas vezes que perdi a conta e, mesmo assim, não me arrependo de nada. Faria tudo de novo: amaria as mesmas pessoas, cometeria os mesmos erros, beijaria as mesmas bocas… Pois tudo isso me fez ser a pessoa que sou hoje.

Até mesmo as pessoas que mais lhe fizeram mal, aquelas que fizeram seu coração doer de tanta tristeza, foram justamente as que fizeram parte da sua maturidade, da sua metamorfose. As pessoas doam aquilo que podem, e nem sempre são flores e está tudo bem.

Tenho certeza de que seu ciclo de amizade não é o mesmo de quando você tinha 12 anos. Muitos desses amigos tomaram rumos diferentes na vida: alguns são pais, outros foram morar em outro país, outros têm empregos importantes e nem têm mais tempo de te ver.

Dificilmente seu amante de hoje é o seu primeiro amor e, mesmo não sendo ele, você ainda ama o seu primeiro amor e nunca deixará de amar, mesmo estando com outra pessoa. A grande verdade é que, quando se ama alguém verdadeiramente, nunca se deixa de amá-la — mesmo que queira, mesmo que a odeie, você ainda a ama.

Sabe por quê? A vida é um eterno ciclo de lembranças, um carrossel enorme que nunca para de girar. Pessoas vão entrar e sair da sua vida; abra as portas do seu coração para todas elas, pois cada pessoa é única, cada uma traz uma lição importante. Faça muitos amigos, porque essas pessoas serão importantes na sua caminhada. Escolha bem com quem você irá compartilhar sua vida, serão essas pessoas que vão te ajudar no luto por um ente querido, que te visitarão num leito de hospital e que, no fim, estarão no seu funeral.

Cada amigo, cada amante, tem seu jeito único de existir e de te ajudar. Aceite aquilo que lhe oferecem e nunca exija mais do que te dão. Mas também, nunca doe mais do que estão te doando, é um equilíbrio. Não rompa a balança e tudo ficará bem!

A vida é curta demais para se preocupar com o amanhã, para brigar, para romper amizades. Cultive, plante e colha os frutos da sua colheita. Ame e seja amado, mas, principalmente, seja feliz.

Com amor, Bruno Zampirolli.

Deixe um comentário