Feliz aniversário?
Por: bruno braga
A cada uma vez ao ano, todos os humanos comemoram o seu aniversário. Eu me pergunto: qual o motivo da comemoração? É um ano de vida a mais ou a menos? O copo está meio cheio ou meio vazio?
Algumas pessoas não se importam com a data do seu aniversário, outras se importam até demais. Algumas simplesmente não gostam. Infelizmente faço parte desse time que odeia o seu aniversário. O motivo das pessoas se sentirem assim, diz muito sobre elas.
Posso dizer que o motivo dessa data me trazer tantos sentimentos ruins é com toda certeza, alguns traumas e situações familiares. É uma droga, as pessoas não deveriam ter tanto controle sobre nossas emoções… nesse aniversário eu me pergunto: o que deveria comemorar? E o porquê disso?
Segundo o Google, o motivo é: “Comemorar aniversário é muito importante, ao representar o agradecimento pela vida, pela saúde e, principalmente, criar memórias afetivas com aqueles que amamos. Além disso, demonstra para a criança que ela é querida e importante por existir todo um planejamento para esse dia.” (Vila Coruja).
“Além disso, demonstra para a criança que ela é querida e importante” será que é por isso que eu não gosto desta data? Talvez eu não me senti querido e importante na infância. Minha mãe sempre fez de tudo para que eu me sentisse, meu pai nunca demonstrou muito esforço. Depois que entrei na adolescência a situação só piorou com ele.
Às vezes, algumas pessoas não gostam de ser o centro das atenções, sendo algo bem plausível, quem nunca se sentiu constrangido na hora dos parabéns? O que devemos fazer nesse momento, bater palmas juntos? Cantar com as pessoas ou ficar calado observando tudo? Isso tudo são estereótipos de como devemos comemorar o nosso aniversário. Acredito que cada pessoa deveria comemorar da melhor que ela achar, seja bêbada(o) com os amigos ou em um quarto assistindo netflix com o ar condicionado ligado e comendo muita comida.
A ideia capitalista de ganhar muitos presentes e ser agradado e agraciado por todos causam uma sensação de felicidade. Mas, será que estamos mesmo felizes? Será que isso realmente traz felicidade? Tudo isso é supérfluo, para algumas pessoas pode até trazer, porém, para grande maioria isso não preenche o vazio dentro de nossos corações. É uma pena que alguns pais dão aos filhos apenas presente que se compra com dinheiro, o verdadeiro presente é aquele que vem do coração. O verdadeiro presente é um abraço caloroso, é um pedido de desculpa sincero, é demonstrar que se importa com a data do seu aniversário e não fazer de tudo para os outros e enquanto a mim? Essa última parte foi bem específica, mas eu nem sei o que estou escrevendo aqui e nem a quem estou me referindo. Só acho que nossa sociedade espera muitas coisas de nós e quando não damos o que ela deseja, quando não somos da forma que ela quer, ela nos massacra e nos discrimina.
Esse texto é ainda sobre data de aniversário? Sinceramente, eu não sei. Talvez eu esteja perdido. Perdido em nosso arco-íris, que pena que ele se foi e só nessa camisa que posso ser você, mas, Jake eu te amo!



Deixe um comentário